domingo, 31 de maio de 2009

PROJETO: "POETIZANDO PARA AS MÃES"

Encerrou dia 08 de maio o projeto:Poetizando para as Mães na Escola Estadual Silo Vargas Batista.
O projeto foi realizado com os alunos do período vespertino do 5º ano e matutino do 6º e 7º ano, com orientação da Professora Fernanda da Sala de Tecnologia e Artes e a professora de Artes Raquel. O mesmo tinha por finalidade: Oportunizar o educando refletir o papel que sua mãe exerce em sua vida e reconhecer a sua importância.
O projeto tinha as seguintes etapas:
1ª Fase
· Foi apresentado o projeto para os alunos no sentindo de motivá-los para a realização do mesmo.
2ª Fase
· Na 2ª fase do trabalho em sala de aula foi trabalhado o debate sobre o texto:
Como surgiu o Dia das Mães?
· Após a discussão os educandos foram à STE para pesquisarem poemas, frases e poesias com o tema: Mãe.
3ª Fase
· Com o poema em mãos,usando o aplicativo power point, montaram slides ilustrativos com o poema.
4ª Fase
· Para finalizar, fizemos um mural na entrada da escola utilizando alguns dos poemas e também confeccionamos algumas lembrancinhas para presentear as mães.


sexta-feira, 29 de maio de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA

O Nome Silo Vargas com o qual é denominada a unidade escolar, foi atribuído em homenagem a um dos fundadores dessa região, parente dos pioneiros deste distrito, morto em um acidente de avião na Fazenda Indiana, no atual Município de Mundo Novo - MS, em 04 de agosto de 1957. A construção desta escola foi uma luta incansável da população local, mas, sobretudo, da família Vargas, dentre os quais podemos citar: Ernesto Vargas Baptista, Leocindo Batista e sua esposa Dair Brum Batista, a qual foi a 1ª professora deste distrito e também desta unidade de ensino. A construção deste prédio escolar se deu graças à influência direta do secretário de Viação e Obras Públicas, Ernesto Vargas Baptista, no governo de José Manoel Fontanilha Fragelli, sendo sua inauguração em outubro de 1972. Este prédio escolar fica situado no centro do distrito, favorecendo o acesso de alunos, funcionários e demais pessoas e é um cartão postal desta localidade. A construção desta escola atendeu o anseio da população local em ter aqui, neste distrito, uma escola bonita, bem localizada geograficamente e com ensino de qualidade, acessível a todos, pois atendeu, desde a sua inauguração, nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. Desde a sua inauguração até aos dias atuais foram quatro os diretores desta escola, a saber: Sidney Vargas Batista, Gilberto Dias Sampaio, Luiz Roberto Nogueira e Antonio Pinho, que é diretor a 11 anos, sempre lutando para melhorar a cada dia e manter essa unidade escolar.