segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A professora de Ciências do período noturno, Sandra Farias, preparou juntamente com os alunos do 8º e 9º ano, uma apresentação com leituras de poemas, músicas e outras apresentações em comemoração ao dia da Consciência Negra. Abaixo algumas fotos das apresentações.



sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra

HOJE É O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!
DEVEMOS TER CONSCIÊNCIA QUE TODOS SÃO IGUAIS, NÃO SÓ NO DIA DE HOJE, MAS TODOS OS DIAS...
DIGA NÃO AO PRECONCEITO!!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

19 DE NOVEMBRO - DIA DA BANDEIRA DO BRASIL

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca. As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PROJETO: "DESCOBRINDO GRANDES ARTISTAS"

Este projetinho foi desenvolvido pela professora de Artes, Fernanda Alves, com os alunos do 1º e 2º. A professora levou os alunos à STE e apresentou-lhes o TUXPAINT e os diversos recursos que ele oferece. No decorrer do projeto, os alunos desenvolveram sua criatividade e coordenação motora, e realizaram lindos desenhos com o auxílio da professora. As crianças adoraram o projetinho e todos ficaram muito felizes com suas produções. Abaixo algumas fotos do último trabalhinho de encerramento do projeto.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PROJETO: "INCENTIVANDO A LEITURA"

A professora de produções interativas e artes, Fernanda, desenvolveu um projeto de incentivo à leitura com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.


domingo, 15 de novembro de 2009

*Proclamação da República*
-15 de Novembro-

República Democrática Brasileira
Liberdade de idéias e desejos
Soberania popular assim se faz
Quando a palavra tem força hora e vez

Foram vinte anos de lutas e ideais
Para fugir do sistema monárquico
O povo não participou em geral
O movimento foi da elite já enfática.

Quando as mentes comungam parceiras
Buscando na força da palavra em pauta
As armas, a igreja nesta luta guerreira.
Vence o regime cai à crise exausta

A República venceu ganhou status
Trinta e um presidentes empossados
Cento e dezoito anos de poder contados
Em cada mandato esperanças postadas

Perfeição para missão tão árdua
Impossível para um país tão imenso
Uma nação de miscigenação variada
Mas crescemos o cada dia é intenso

Sogueira

quinta-feira, 12 de novembro de 2009


12 DE NOVEMBRO - DIA DO DIRETOR DE ESCOLA
PARABÉNS AO NOSSO DIRETOR ANTONIO PINHO PELO SEU DIA...