sexta-feira, 30 de abril de 2010

**DIA 30 DE ABRIL É O DIA NACIONAL DA MULHER**
Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher. Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos. No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As politicas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como é bom ter educação!

Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.

No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.

O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura

segunda-feira, 26 de abril de 2010

**DIA 26 DE ABRIL - DIA DA 1º MISSA DO BRASIL**
No dia 26 de abril de 1500, num banco de coral na praia da Coroa Vermelha no litoral sul da Bahia, foi rezada uma missa de Páscoa, a primeira de tantas que desde então foram celebradas naquele que veio a tornar-se o maior país católico do mundo.

sexta-feira, 23 de abril de 2010





quinta-feira, 22 de abril de 2010







quarta-feira, 21 de abril de 2010

Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José del-Rei (atual Tiradentes) e São João del-Rei, em 1746. Filho do português Domingos da Silva dos Santos e de Antônia da Encarnação Xavier Brasileira, perdeu a mãe aos nove e o pai aos onze anos. Seu padrinho, que era cirurgião, o acolheu ensinando-lhe noções práticas de medicina e odontologia, de onde lhe adveio o apelido de Tiradentes. Morreu solteiro, mas consta que manteve relações com uma viúva, moradora nos arredores de Vila Rica, com a qual teve uma filha natural de nome Joaquina. Sonhador e idealista, Tiradentes envolveu-se profundamente na Inconfidência Mineira. Em 1787, pediu licença de seu regimento e viajou para o Rio de Janeiro, onde conheceu José Álvares Maciel, recém-chegado da Europa com novas ideias políticas e filosóficas. De volta a Vila Rica, em 1788, passou a divulgar publicamente os ideais do movimento, intensificando sua articulação. Denunciada a conspiração por Joaquim Silvério dos Reis, em 1789, Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, permanecendo incomunicável numa masmorra escura por quase três anos. Durante o processo de investigação, denominado Devassa, foi ouvido quatro vezes e confrontado com seus denunciadores e co-réus. A princípio negou tudo, mas diante de outros depoimentos assumiu a responsabilidade do levante, inocentando os demais conspiradores. Sua sentença de morte foi lida a 18 de abril de 1789 e, três dias depois, foi executado em forca erguida no campo da Lampadosa (hoje Praça Tiradentes), no Rio de Janeiro. Além de enforcado, Tiradentes foi decapitado e esquartejado, sua cabeça exposta em Vila Rica e os quatro quartos do corpo dependurados em postes ao longo do Caminho Novo, que ele tantas vezes percorreu. Seus bens foram confiscados e sua memória declarada infame.

terça-feira, 20 de abril de 2010

**MINI PROJETO: DIA DO ÍNDIO**


Projetinho realizado com os alunos do 1º, 2º e 3º aninho na disciplina de Artes com a professora Fernanda. O projeto teve a duração de 15 dias e os alunos conheceram mais sobre a cultura dos povos indígenas.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

**19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO**

O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congresso, os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

domingo, 18 de abril de 2010

Este dia foi escolhido em homenagem à data de nascimento de José Bento Monteiro Lobato, a quem é atribuída a honra e o mérito de criar a literatura infantil no Brasil. Além de grande escritor, Monteiro Lobato era advogado e promotor público. Ao deixar esses cargos, tornou-se fazendeiro; na fazenda, inspirou-se para criar suas histórias.
Em seguida, Lobato começou a desenvolver sua obra voltada ao público infantil. Ao contrário dos clássicos estrangeiros, não recriou contos de outros escritores. Ele criou suas próprias histórias e construiu um universo caracterizado por um cenário natural - enriquecido pelo folclore brasileiro - em que os problemas do Brasil eram, pela primeira vez, levados para as crianças. Desenvolveu personagens fixos, como: Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia, Tio Barnabé e Rabicó.



quinta-feira, 15 de abril de 2010

A data de 15 de Abril foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação.

terça-feira, 13 de abril de 2010

A PRIMEIRA EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO ACONTECEU EM 13 DE ABRIL DE 1831.
OUÇAMOS E CANTEMOS SEMPRE!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

**JOGUINHO DAS VOGAIS E CONSOANTES COM O 2º ANINHO**

O joguinho consiste em pintar de vermelho as vogais e de azul as consoantes das palavras apresentadas. Após pintar, o aluno deve contar quantas vogais tem a palavra e colocar o número dentro de um círculo, depois fazer o mesmo procedimento com as consoantes e por último ele deve contar quantas letras tem a palavra inteira. Feito tudo isso, ele clica em avançar e se estiver tudo correto virá outra palavra. o joguinho está no site
http://www.redescola.com.br/software/uapp2079/uapp2079.swf

quinta-feira, 8 de abril de 2010

**AULA DE ARTES COM A PROFESSORA FERNANDA**

Turminha do 1º aninho colorindo desenhos no site da Turma da Mônica...Eles adoraram!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

**ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO**

Este projeto foi elaborado pela professora Angela, do 3º aninho do período matutino, com o apoio da professora da STE Fernanda, que durante pesquisa de material para projetos, encontrou este site que disponibiliza diversas continhas de adição, subtração multiplicação e divisão, além de diversos outros conteúdos de matemática para serem trabalhados com turmas de outras séries também. São jogos on-line e de fácil manuseio para as crianças. Dessa forma, podemos despertar mais o interesse dos alunos pela Matemática. Quem quiser conhecer o site é www.estudamos.com.br
07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Saúde pública é mais do que o somatório da saúde das pessoas. É instrumento para o desenvolvimento social e econômico e está intimamente relacionada com a paz, educação, habitação e eqüidade.

domingo, 4 de abril de 2010

**HUMMMMMM...É PÁSCOA!!! OBAAAAAA!!!**

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Olha só os aluninhos do 2º ano da professora Maria desenvolvendo as capacidades de adição e subtração através do software educativo Math Educator. A professora da STE Fernanda encontrou o software em uma de suas buscas por materias para apresentar aos professores. Logo que apresentou o software à professora Maria, ela imediatamente montou um projetinho para as crianças, que adoraram fazer continhas dessa forma. O software apresenta contas das quatro operações e em três níveis de dificuldades, podendo-se trabalhar até com o 3º aninho.