segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Escola Estadual Silo Vargas Batista possui um espaço grande aos fundos, no qual há plantação de mandioca, vassoura, mamão, abóbora e quiabo; além da horta onde é plantada cenoura, beterraba, almeirão, alface, cheiro verde e couve.
Esta escola é bem arborizada, sendo quase que circundada por frondosas mangueiras, abacateiros, eucaliptos e ameixeiras, contando também com um pequeno pomar composto por poncãzeiras, mexeriqueiras, tangerineiras e pitangueiras. Bem mais aos fundos há um bosque formado por arbustos (patas-de-vaca) sendo esses plantados e cuidados pelos próprios alunos desta escola. Ao lado desse bosque encontram-se alguns pés de banana nanica, três pés de caju e um limoeiro. Tudo o que é produzido na escola é utilizado em prol dos alunos, principalmente no enriquecimento do cardápio escolas.
Abaixo segue algumas fotos dos alunos recebendo tangerinas das mãos do diretor como sobremesa do lanche escolar, e também algumas fotos da merendeira preparando vitamina com abacate, mamão e banana (produzidos no pátio da escola) e leite adquirido com recurso da merenda escolar.
Além do benefício de se ter produtos frescos, colhidos na hora para o fortalecimento da merenda escolar, os alunos são incentivados a cuidar das plantas e conscientizados a não levarem nada da horta para suas casas, pois sabem que tudo o que há na escola são para eles próprios. Os alunos sabem, através de explicações dos professores e do diretor, que todas as frutas e legumes produzidos na escola são basicamente naturais, já que não há uso de agrotóxicos nas plantas.
Um outro exemplo prático que todos os alunos já assimilaram é que o lixo orgânico, em sua maioria, é utilizado como adubo e como forragem no local onde se encontram as plantas. Por exemplo, as folhas caídas das mangueiras e eucaliptos são espalhadas no mandiocal e com isso a terra conserva-se úmida e fofa, mesmo nos períodos de grandes estiagens. Como resultado, a mandioca fica boa para ser cozida em qualquer época do ano, podendo ser utilizada na merenda escolar sem nenhum problema.

sábado, 1 de maio de 2010

**1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO**
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.