segunda-feira, 25 de abril de 2011

**PÁSCOA / 2011**


domingo, 24 de abril de 2011

Mensagens para Orkut

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Recados para Orkut
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

terça-feira, 19 de abril de 2011

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

fonte:http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm
**ATIVIDADES DO DIA DO ÍNDIO**

segunda-feira, 18 de abril de 2011

**Dia do Livro Infantil**
Em 18 de Abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.
Esta data foi escolhida por ser o aniversário de José Bento Monteiro Lobato, o primeiro autor infantil brasileiro.

Antes dele, as histórias para as crianças eram traduzidas.
Monteiro Lobato criou enredos que encantam os pequenos até hoje e o mais famoso deles é o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

**DIA 13 DE ABRIL - DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO**


A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.
Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais. Diferente do que muitas pessoas pensam, é considerado errado bater palmas após a execução do hino nacional, por ser esta atitude tida como desrespeitosa.

Esta discussão gira em torno de que: se o Hino Nacional representa o próprio povo (por ser ele, ao lado da Bandeira e do Brasão das Armas Nacionais, um dos três símbolos máximos da nação), parece descortês aplaudi-lo, pois isso soa como se as pessoas estivessem aplaudindo a si mesmas.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

recado para orkut

quinta-feira, 7 de abril de 2011

 

Todos os dias lemos ou vemos o jornal, para saber os fatos importantes que aconteceram no Brasil e no Mundo. Mas afinal quem é que descobre tanta informação? São os jornalistas! Os profissionais da notícia que saem por aí em busca de novidades e acontecimentos importantes para a sociedade.
Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra "jornalismo" quer dizer profissão exercida pelo jornalista. Este, por sua vez, é quem apura, reúne, seleciona e difunde idéias, fatos e informações com clareza, rapidez e exatidão.
Em busca de informações atualizadas e de interesse público, ele é responsável pela sua divulgação na imprensa, representada por jornais, rádios, revistas, televisão e Internet.
 





**DIA 07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE**


Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também! Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um brinquedo novo, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

..Hoje é o aniversário da Coordenadora Pedagógica da nossa escola..
A equipe de professores, funcionários, alunos e direção deseja a você, Angela, um Feliz Aniversário, muitas felicidades e muito sucesso!
PARABÉNS!!!
Frases para Orkut

terça-feira, 5 de abril de 2011

**18 A 31 DE MARÇO - SEMANA DA BOA ALIMENTAÇÃO**

Na semana da boa alimentação, tivemos diversos momentos com os alunos para debater sobre alimentação saudável. O que eles entendiam por alimentação saudável? Que tipo de alimentos estavam acostumados a ingerir em cada refeição? A importância das frutas, verduras e legumes na alimentação.
E claro, as crianças se deliciaram com frutas de sobremesa no lanche, salada, vitamina de frutas com leite e etc.
Confiram algumas fotos da nossa semana.
[

sábado, 2 de abril de 2011

**DIA 02 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL**
No dia 02 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil. E não é à toa não: esse é o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), que escreveu O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e muitas outras histórias que são consideradas grandes clássicos da literatura infantil e que, com certeza, você já leu ou ouviu sua mãe contar na hora de você dormir.

Hans Christian Andersen e um de seus principais personagens "O Patinho Feio"

Alguns livros infantis quase não têm texto, só muitos desenhos. Outros têm histórias de vaqueiros, animais, cavalheiros, fadas, aventuras e muita magia - tudo isso para você ler e entrar num outro mundo que só quem experimenta é que conhece.


"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." (Ziraldo)




fonte: http://www.meninomaluquinho.com.br


sexta-feira, 1 de abril de 2011

**ANIVERSARIANTES DO MÊS **
*ABRIL*
Matheus Souza Garbosa - 2º Ano - 04/04

Vanildo Pontes Nunes - 3º Ano - 06/04

Thaynara Costa dos Santos - 8º Ano - 09/04

Welliton Luiz Macedo da Silva - 5º Ano - 15/04

Lucas Pontes Nunes - 1º Ano - 22/04

Julio Cesar dos Santos - 2º Ano - 22/04

DIA DA MENTIRA

Mentira tem perna curta!

Você sabia que o costume de contar mentiras no dia 1º de abril teve sua origem na França? Pois é, os franceses mentem há muito mais tempo que nós!
Antigamente, na França, o início do ano era comemorado em 1º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano-novo passou a ser festejado em 1º de janeiro.
Imaginem só a confusão! Muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a considerar o 1º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades...
Nos anos seguintes, como forma de brincadeira, começaram a surgir nessa data convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "Feliz Ano Novo". O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras.

E se você já fez a sua brincadeira hoje, não se esqueça de desmentir o boato depois...



fonte: http://www.smartkids.com.br/