segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Escola Estadual Silo Vargas Batista possui um espaço grande aos fundos, no qual há plantação de mandioca, vassoura, mamão, abóbora e quiabo; além da horta onde é plantada cenoura, beterraba, almeirão, alface, cheiro verde e couve.
Esta escola é bem arborizada, sendo quase que circundada por frondosas mangueiras, abacateiros, eucaliptos e ameixeiras, contando também com um pequeno pomar composto por poncãzeiras, mexeriqueiras, tangerineiras e pitangueiras. Bem mais aos fundos há um bosque formado por arbustos (patas-de-vaca) sendo esses plantados e cuidados pelos próprios alunos desta escola. Ao lado desse bosque encontram-se alguns pés de banana nanica, três pés de caju e um limoeiro. Tudo o que é produzido na escola é utilizado em prol dos alunos, principalmente no enriquecimento do cardápio escolas.
Abaixo segue algumas fotos dos alunos recebendo tangerinas das mãos do diretor como sobremesa do lanche escolar, e também algumas fotos da merendeira preparando vitamina com abacate, mamão e banana (produzidos no pátio da escola) e leite adquirido com recurso da merenda escolar.
Além do benefício de se ter produtos frescos, colhidos na hora para o fortalecimento da merenda escolar, os alunos são incentivados a cuidar das plantas e conscientizados a não levarem nada da horta para suas casas, pois sabem que tudo o que há na escola são para eles próprios. Os alunos sabem, através de explicações dos professores e do diretor, que todas as frutas e legumes produzidos na escola são basicamente naturais, já que não há uso de agrotóxicos nas plantas.
Um outro exemplo prático que todos os alunos já assimilaram é que o lixo orgânico, em sua maioria, é utilizado como adubo e como forragem no local onde se encontram as plantas. Por exemplo, as folhas caídas das mangueiras e eucaliptos são espalhadas no mandiocal e com isso a terra conserva-se úmida e fofa, mesmo nos períodos de grandes estiagens. Como resultado, a mandioca fica boa para ser cozida em qualquer época do ano, podendo ser utilizada na merenda escolar sem nenhum problema.

Um comentário:

  1. Oi meu nome e gracieli tenho 24 anos sou fila de leonaldo gonçalves, adorei encontrar esse emaiL. Bom sou sobinha do ANDRADE, e adorei saber que voce eo pai sao muito parecidos.
    Se entrar em contato meu orkut é (gabrielle_eloize@hotmail.com) e o meu tel (69)3471 10 45) Meu pai vai ficar muito feliz em saber.......... BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir